sábado, 15 de outubro de 2011

Vamos parar de fumar galera !!!




O cigarro (do francês cigarette) é uma pequena porção de tabaco (ou fumo) seco e picado, enrolado em papel (mortalha) fino ou em palha de milho (cigarro de palha), destinado ao fumo, sendo que o primeiro é industrializado e o segundo, manufaturado.
O cigarros podem, ou não, dispor de um sistema de filtração, geralmente de fibras de acetato de celulose.

O pulmão humano é composto de pequenas estruturas, os alvéolos pulmonares, responsáveis pelas trocas gasosas do sangue. O fluxo de sangue e a irrigação sanguínea entre o coração e o pulmão são intensos. A fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento da circulação coração-pulmão. Com o passar do tempo os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração e pulmão, tal como infarto e câncer.

“ Há  muitas formas de combater o vício do cigarro mas a  grande maioria se quer tenta se livrar desse terrível mal. Aqui há alguns exemplos de como podemos nos livrar dessa  maldição  e espero que você  caro leitor se for dependente do mesmo se policie  e pare com esse terrível mal que além de destruir sua vida e dos demais que vivem contigo, também destrói a  natureza”

1. Jogar todos os cigarros fora de uma vez (parar aos poucos prolonga o sofrimento, uma vez que o cérebro normaliza a produção de endorfina somente após eliminar a nicotina do organismo. Enquanto houver nicotina, o cérebro fica inibido de produzir endorfina).
2. Passar, no mínimo, UMA SEMANA sem tomar bebidas alcoólicas e gasosas.
3. Tomar muita água (6 a 8 copos por dia), bastante leite e iogurte.
4. Comer abundantemente frutas (principalmente cítricas), verduras, e legumes. Laranja após as refeições é excelente contra a vontade de fumar.
5. Não comer pimenta, evitar todos os condimentos picantes e restringir o uso de alimentos fritos e gordurosos.
6. Diminuir o consumo de açúcar.
7. Usar suplementos vitamínicos dos complexos B e C.
8. Dormir bem.
9. Fazer exercícios físicos, especialmente caminhar, o que distrai, fazendo esquecer mais facilmente a vontade de fumar. Qualquer distração ajuda muito.
10. Ficar o mais distante possível de fumantes.
No final da semana, a vontade de fumar estará bem menor; pois o cérebro já estará retomando a produção endorfina, o hormônio do prazer. Lembrando-se dos males causados pelo vício e dos benefícios provenientes de abandoná-lo, não será difícil libertar-se definitivamente.
Os tratamentos a laser também têm dado excelentes resultados, uma vez que o laser estimula a produção de endorfina.  
Abandonando o vício, você terá como recompensa: viver mais; melhorar todos os seus sentidos; revitalizar o sistema imunológico; evitar os inconvenientes sociais resultantes da aversão que seu vício causas à maioria das pessoas e diminuirá os riscos de contrair doenças como o câncer, a bronquite, o infarto, o enfisema pulmonar, o derrame, a úlcera gástrica, a osteoporose; etc.




 Este vídeo reúne imagens de advertências do Ministério da Saúde presentes nas embalagens de cigarro, entre outras, e mostra dois casos famosos de vítimas fatais do cigarro.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informa que TODOS os produtos derivados do tabaco causam graves males à saúde de seus consumidores, sem qualquer benefício associado. Não existe cigarro seguro.

Os efeitos à saúde causados pelo fumo de tabaco se referem diretamente ao tabagismo assim como à inalação de fumaça ambiente (tabagismo passivo). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 16% da população brasileira é fumante, mas esse número vem diminuindo. A OMS também estima que em países desenvolvidos, 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas ao tabagismo. Desta forma, o tabagismo é uma importante causa de morte prematura em todo o mundo.

  " Está  mais que  provado que o ato de fumar não é e  nunca foi bom, pelo contrário,  é  pésssimo... Você que é fumante pare e  pense no que está fazendo da sua vida.... Será que vale mesmo a pena fumar ? "




  Fontes : Dez  mandamentos do cigarro / João de Freitas
              
  1. Tabagismo/Fumo/Cigarro Qual a origem histórica do tabagismo?. www.drashirleydecampos.com.br. Página visitada em 18 de maio de 2010.
  2. Robicsek, Francis Smoke; Ritual Smoking in Central America pp. 30–37
  3. a b Goodman, Jordan Elliot. Tobacco in history:: the cultures of dependence. New York: Routledge, 1993. 97 p. ISBN 0-415-04963-6
  4. a b A História do Tabaco. www.tabagismoumadoenca.hpg.ig.com.br. Página visitada em 18 de maio de 2010.
  5. Tabaco mata 12 mil portugueses por ano. www.performance.pt. Página visitada em 18 de maio de 2010.














2 comentários:

  1. Parabéns professor!!
    Seu Blog traz de maneira clara informações e alertas a saúde!Suas postagens são ótimas e tenho certeza q trarão muitos subsídios a seus alunos...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e comentárario ... Ainda é novo porem vou postar muito mais ... continue lendo sempre o Blog do Pssor!!!

    ResponderExcluir