sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Lorenzo ... Conheça essa incrível história ... !!



Conheça uma veradeira história de luta para salvar a vida de um filho.
Lorenzo  Odone, acometido por uma doença genética raríssima chamada Adrenoleucodistrofia ou ADL, que destrói progressivamente o sistema neurológico como perder a fala , visão, audição,coordenação motora, deglutição, controle esfincteriano, dentre  outros.


Seus pais, Augusto e Michaela  passaram a estudar a doença e suas bases bioquímicas, e acabaram postulando a fisiopatologia da doença e  desenvolvendo uma terapêutica que faz com que os sintomas da doença  não progridam.  A ADL é uma  alteração genética do metabolismo dos  lipídeos ácidos graxos de cadeia  muito longa, sendo uma  herança ligada ao sexo ( cromossomo X- herdada da mãe).
 
Contrariando todos os prognósticos de uma estimativa de vida curta, Lorenzo, graças ao óleo à  base de  oliva e canola, resultado de uma pesquisa iniciada pelos próprios pais, teve uma sobevivência até completar 30 anos.
 Lorenzo morreu  enquanto dormia no ultimo dia 30 de maio de 2008, um dia depois de seu aniversário. Causa de sua morte não foi a  ADL,  mas uma broncopneumonia persistente devido ao acúmulo de alimentos aspirados pelo pulmão.




Um comentário: