terça-feira, 18 de outubro de 2011

Morcegos






  “ O início do meu dia hje não foi muito bom , pois presenciei uma cena  lamentável, onde um velho conhecido mostra, todo  orgulhoso , a proeza que acabara de realizar, o assassinato de  um belo  morcego. Ele com medo do  mamífero acabou realizando esse ato e eu, claro, quse tive um troço quando vi o  pobre do morcego lá todo esticado,  estava todo amarrado com  linha de pipa.  Teve  o desparate de matar o bicho  e ainda  o amarrou como se fosse uma pipa e ficou com ele  de asas  abertas.  Irritado o perguntei se a vida do animal  valia menos  que a dele para ele ter feito tal barbaridade e ele  , prontamente, repondeu que sim  valia sim e  que  os morcegos chupam  sanguedos seres humanos.  Expliquei que não vivemos  no mundo de fantasias como os filmes e que ele tinha feito algo de ruim para a natureza e que nossa mãe  natureza acabara de perder  um excelente polinizador e que são  poucos os morcegos que “sugam”sangue.  Decidi postar algo a respeito desse incrível mamífero que é  o morcego e para você caro leitor entender e  tirar essa péssima impressão que  os filmes de vampiros nos deixam ... “


 Os  biólogos acreditam que os primeiros morcegos alimentavam se apenas de frutas, enquantos outros, atraídos pelos inssetos pousavam nas flores , acabara utilizando se do nectarm completando assim seu cardápio.
De alguma forma, as plantas  também dependem dos morcegos. Afinal os que se alimentam de frutas podem deixar cair sementes durante o tarnsporte de um lugar para outro, fazendo com que a planta  brote em lugar novo. Já os que sugam o néctar das angiospermas-m plantas produtoras de flores-, enfiam a cabeça nas flores, carregando consigo o polén. Ao pousarem em outro flor , deixam cair nela os polén que permitirão sua reprodução.
Há, pelo menos 40 milhõess de anos, eles se alimentam de néctar das flores. A dieta, que pode ter se iniciado por acaso, faz com que esses animais contribuam para a regeneração das frorestas e para a disseminaçãoe distribuiçao de várias plantas.  É  verdade que os chamados morcegos vampiros existem. Mas vamos conhecer esse incrível mamífero antes de julga los. Para se ter uma idéia da importância, cerca de 2 terços das angiospermas do planeta são polinizadas por eles.

Morcegos no Brasil
Os morcegos são espécies silvestres e, no Brasil, estão protegidos pela Lei de Proteção à Fauna. A sua perseguição, caça ou destruição, no país, são consideradas crimes. Morcegos são no Brasil a segunda maior ordem de mamíferos, com pelo menos 172 espécies distribuídas em nove famílias e 64 gêneros, sendo que a maioria das espécies do país pertence à família Phyllostomidae. Cerca de 50% dos morcegos brasileiros se alimentam de plantas, dependendo delas ou não, diferente do padrão geral para a ordem Chiroptera como um todo, que contém 70% de espécies insetívoras.
No Brasil, há uma organização civil de interesse público chamada "Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros" (SBEQ, http://www.sbeq.org/), que congrega vários pesquisadores e admiradores de morcegos no país. O objetivo da SBEQ é fomentar a pesquisa, a conservação, a educação e a divulgação científica sobre esses animais. A SBEQ tem um evento científico próprio, chamado "Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros", realizado periodicamente. O Brasil conta atualmente com mais de 200 pesquisadores de morcegos, além de vários admiradores desses animais, que ainda não são bem compreendidos pelo público em geral. Há no Brasil uma revista científica com público internacional especializada em pesquisas sobre morcegos, a Chiroptera Neotropical (http://www.chiropteraneotropical.net/).
Nos estados de Mato Grosso e de Minas Gerais vêm sendo registrados surtos de raiva transmitida por espécies hematófagas. Estes surtos são conseqüência da intensa ação antrópica, que cada vez mais vem tirando os alimentos (por exemplo, aves) e destruindo o habitat dessas espécies para a construção de casas e loteamentos. As populações humanas, ao se estabelecerem na rota de migração dessas espécies, acabam sujeitas a contrair a doença, que também afeta o gado.



São os únicos mamíferos capazes de voar, tendo seus membros anteriores (mãos e braços) transformados em asas, que são diferentes das asas das aves e dos extintos pterossauros.




O cardápio dos morcegos

Entre os mamíferos, os morcegos são o grupo com dieta mais diversa. Vamos conhecer este cardápio?
Por: Leonardo S. Avilla, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro


INSETÍVOROS :  possuem sistema de radar sônico bastante apurado para caçar besouros, moscas, grilos, aranhas, escorpiões e outros insetos. Calcula-se que eles possam comer quase a metade de seu peso em insetos a cada noite. Dentes grandes e mandíbulas fortes ajudam a quebrar o esqueleto rígido de certos insetos.

NECTARÍVOROS: alimentam-se, principalmente, de néctar e pólen; são chamados morcegos beija-flores. Possuem um focinho e língua bastante alongados e finos para alcançarem o alimento no fundo da flor. Em função da dieta líquida ou composta de sólidos bastante pequenos, seus dentes são pequenos e frágeis.

CARNÍVOROS: comem rãs, lagartixas, ratos, aves e outros pequenos animais. Alguns complementam sua dieta com frutos e insetos. Possuem dentes grandes e a mandíbula forte para triturar os ossos das presas que capturam no solo, ou quando estas descansam sobre galhos. A audição apurada ajuda a localizar as rãs pelo canto. Algumas espécies que alimentam-se de rãs têm "verrugas" sensitivas na região dos lábios para identificar uma possível presa venenosa.


PISCÍVOROS: poucas espécies têm o hábito de comer peixes. Possuem pernas longas e garras grandes para capturar suas presas enquanto voam. As garras têm forma de gancho, o que facilita a pesca. Ao capturar um peixe, o coloca em bolsas especiais existentes na boca e voa até um local onde irá devorá-lo sem pressa. Apresentam mandíbulas poderosas e dentes grande, finos e pontiagudos. Chegam a comer trinta ou quarenta peixes pequenos.
HEMATÓFAGOS: os conhecidos morcegos vampiros fazem um corte pequeno na sua vítima, que sangra pela ação de um poderoso anticoagulante presente na saliva do vampiro. Esses morcegos lambem o sangue e chegam a consumir trinta mililitros por noite. Seus dentes incisivos têm a forma de navalhas para abrir o corte nas vítimas que incluem, principalmente, grandes mamíferos e pequenas aves. Há casos muito raros de ataque ao homem, quando lhes falta alimento. Nestes casos, os morcegos podem transmitir a raiva para a pessoa mordida.

FRUGÍVOROS: têm dieta variada de frutos silvestres, como figos, bananas, manga e outros. Seus dentes grandes penetram nas cascas de frutos duros e seus molares ajudam a triturar. O pescoço e o focinho são curtos, auxiliam no transporte dos frutos.


Pesquisas  mostraram que a espécie que é  injustamente temida por conta do conto do Drácula- os morcegos vampiros-, tem na saliva, componetnes prontos para serem usados na  medicina como anticoagulante. Graças ao conto do Drácula  muitos  pessoas sem a devida informação acabam julgando de uma forma totalmente errônea essas belas criaturas... Espero que isso ajude você a olhar de uma  maneira melhor esse bichinhos que particularmente os acho lindos .



Fontes :  Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário