domingo, 16 de outubro de 2011

Irmãos Xipófagos







 
Chama-se gêmeos  a dois ou mais irmãos que nascem de uma mesma gestação da mãe, podendo ser idênticos ou não. Por extensão, as crianças nascidas de partos triplos, quádruplos ou mais também são chamados de gêmeos.  Apesar de não haver uma estatística precisa, estima-se que uma em cada 85 gravidezes são ’ gemelares’. Existem 3 maneiras de nascerem irmãos gêmeos, porém vou mostrar nessa postagem  só  uma delas que é o caso dos" IRMÃOS SIAMESES ."


Os gêmeos xifópagos, ou siameses, são monozigóticos, ou seja, formados a partir do mesmo zigoto. Porém, nesse caso, o disco embrionário não chega a se dividir por completo, produzindo gêmeos que estarão ligados por uma parte do corpo, ou têm uma parte do corpo comum aos dois. O embrião de gêmeos xifópagos é, então, constituído de apenas uma massa celular, sendo desenvolvido na mesma placenta, com o mesmo saco aminiótico. Estima-se que dentre 40 gestações gemelares monozigóticas, uma resulta em gêmeos interligados por não separação completa. Num outro tipo de gêmeos xifópagos (hoje sabidamente mais comum) a união acontece depois, ou seja, são gêmeos idênticos separados que se unem em alguma fase da gestação por partes semelhantes: cabeça com cabeça; abdômen com abdômen; nádegas com nádegas, etc. Quando vemos alguma notícia de gêmeos que foram "separados" por cirurgia, trata-se, quase sempre, de um caso destes. O termo "siameses" originou-se de uma famosa ocorrência registrada desse fenômeno: os gêmeos Chang e Eng, que nasceram no Sião, atual Tailândia, em 1811, colados pelo ombro. Eles casaram, tiveram 22 filhos e permaneceram unidos até o fim de seus dias, tendo falecido com um intervalo de 3 horas um do outro.


 Uma mãe Indonésia deu à luz  gêmeos que dividem o  mesmo corpo, porém cada qual com sua cabeça e coração

Abigail "Abby" Loraine Hensel e Brittany "Britty" Lee Hensel, nascidas no dia 7 de Março de 1990, em Carver County, Minnesota (EUA), são um caso extremamente raro no mundo. São gêmeas siamesas atualmente com 19 anos. Quando nasceram, seus pais escolheram não as separar. Para elas, a vida sempre foi um risco: até hoje são conhecidos apenas 500 casos de siameses que sobreviveram ao primeiro ano.Estima-se que não mais que doze vivam atualmente nos Estados Unidos. A história de Abby e Britty é ainda mais rara. Ao longo da história da medicina, foram registrados apenas quatro casos de gêmeos com apenas um tronco e um par de pernas. Cada uma das irmãs Hensel têm próprio coração e do estômago, enquanto eles compartilham três pulmões. A espinha dorsal de ambas as liga à altura da pélvis, de modo que, a partir da cintura para baixo são uma única pessoa. Cada um tem uma sensibilidade e controle de seus membros e do tronco. Abby e Britty vivem uma estreita união, mas, ao mesmo tempo, defendem a sua independência: eles são um modelo de boa amizade e da harmonia, da dignidade e da flexibilidade no que diz respeito ao difícil conceito de liberdade individual.









2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa cara, mas seu blog me assusta rsrsrsrs.
    Sou um mero mortal, um cidadão comum que ainda não tem sangue frio pra ver coisas tão "pesadas" assim.
    Abraço velho amigo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Bueno mas acredito que nao podemos fechar os olhos diante de fatos como esses, pois o mesmo pode acontecer perto de nós, em nossa família, com nossos amigos ou simplesmente pessoas conhecidas, correto? E a melhor arma de todas e sempre será é a informação, seja ela " pesada ou leve " .... Agradeço mesmo de coração a visita ao blog ... Abraço amigo!!!

    ResponderExcluir