quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ictiose tipo Harlequim

Harlequin tipo ictiose (também conhecido como "Harlequin bebê", Harlequin ictiose , ictiose congênita , Ictiose fetal , queratose diffusa fetal , "feto Arlequim", e "Ictiose congênita GRAVIOR ", uma doença de pele, é a forma mais grave da congênitas ictiose , caracterizada por um espessamento da queratina da camada na fetal da pele humana . Em portadores da doença, a pele contém maciço, em forma de diamante escalas, e tende a ter uma cor avermelhada. Além disso, os olhos , ouvidos , pênis , e os anexos podem ser anormalmente contraídas. A queratina escamosa limita bastante o movimento da criança. Devido a resultante pele rachada em locais onde a pele normal seria fold, é facilmente expugnável por bactérias e outros contaminantes , resultando em grave risco de infecção fatal.
O arlequim tipo de designação vem tanto do bebê expressão facial aparente e em forma de diamante das escamas (lembrando o traje de Arlequim ), que são causadas por graves hiperqueratose . A doença pode ser diagnosticada no útero por meio de pele fetal biópsia ou por análise morfológica do líquido amniótico células obtidas por amniocentese . Além disso, os médicos podem agora geralmente reconhecer características comuns da doença através de ultra-som , e acompanhamento com ultra-som 3D para diagnosticar a doença.
Ele é associado com uma mutação no gene para a proteína ABCA12 .

Sinais e sintomas
As características dos doentes são graves deformidades cranianas e faciais. As orelhas podem ser muito pouco desenvolvido ou ausente por completo, como pode o nariz . O pálpebras são severamente evertido ( ectrópio ), o que deixa os olhos ea área em torno deles muito suscetíveis à infecção. Muitas vezes eles sangram após o nascimento. Os lábios , puxada pela pele seca, são fixados em uma careta de largura ( eclábio ). Braços, pés e dedos são quase sempre deformada de tal maneira que eles não podem dobrar corretamente, e pode ser abaixo do tamanho normal. Eles apresentam hipoplasia nos dedos das mãos e, portanto, eles não podem pegar as coisas corretamente, ou mal conseguem tocá-los. Polidactilia , uma condição em que um tem mais do que o número usual de dedos ou dedos, foi encontrado também nessas crianças.
Eles são extremamente suscetíveis a mudanças de temperatura devido à sua armadura-como pele rachada , o que impede a perda de calor normal. Isso pode resultar em hipertermia . Sua respiração também é restrito pela pele, que impede a parede torácica de expandir e desenho no ar o suficiente. Isso pode levar a hipoventilação e insuficiência respiratória . Arlequins são frequentemente desidratado , como sua pele banhado não é adequado para manter a água dentro

Tratamento e prognóstico

No passado, o transtorno era sempre fatal, seja devido à desidratação , infecção ( sepsis ), restrita a respiração devido ao chapeamento, ou outras causas relacionadas. A causa mais comum de morte foi infecção sistêmica e raramente sofrem sobreviveram por mais de alguns dias. No entanto, tem havido melhorias no atendimento, mais notavelmente a droga isotretinoína (Isotrex). O mais velho sobrevivente conhecido é de 26 anos Nusrit "Nelly" Shaheen, que está em boa saúde. [ 4 ] Lifespan limitações ainda não foram determinadas com os novos tratamentos.

 História

A doença é conhecida desde 1750, e foi descrita pela primeira vez no diário de um clérigo de Charleston, Carolina do Sul, o Rev. Oliver Hart:
"Na quinta-feira, abril a 5, de 1750, eu fui ver um objeto mais deplorável de uma criança, nascida na noite anterior de uma Mary Evans em 'Chas'town. Foi surpreendente para todos os que viram isso, e eu mal sei como para descrevê-lo. A pele estava seca e dura e parecia ser quebrada em muitos lugares, que se assemelha as escamas de um peixe. A boca era grande e redonda e aberta. Não tinha nariz externo, mas dois furos onde o nariz deveria ter sido. Os olhos pareciam ser pedaços de sangue coagulado, girou para fora, sobre a grandeza de uma ameixa, medonho de se ver. Ela não tinha orelhas externas, mas buracos onde as orelhas devem ser. As mãos e os pés pareciam estar inchado, foram apertados para cima e senti bastante difícil. A parte de trás da cabeça era muito aberto. Fez um estranho tipo de ruído, muito baixo, o que não posso descrever. Ele viveu cerca de 48 horas e estava vivo quando a vi. "

    casos notáveis

  • Nusrit "Nelly" Shaheen (nascido em 1984) é o mais antigo sobrevivente com a condição no Reino Unido. Ela é um dos oito filhos, quatro dos quais também sofreram com a doença e morreu como crianças pequenas. Nelly vive um estilo de vida ativo e está estudando treinos desportivos e de liderança em Hereward College.
  • Hunter Steinitz (nascido em 1994) é um dos apenas dez americanos sofrem da doença e é perfilado na National Geographic "Os seres humanos extraordinários: Skin". especial
  • Ryan Gonzalez (nascido em 1986) é a pessoa mais velha do que vivem os Estados Unidos com a doença. Ele foi destaque em um episódio de Incredible Medical .
  








 fontes:
  1. ^ a b c d Rapini, Ronald P.; Bolognia, Jean L.; Jorizzo, Joseph L. (2007). Dermatology: 2-Volume Set. St. Louis: Mosby. ISBN 1-4160-2999-0. 
  2. ^ Elston, Dirk (2005) James, William;; Berger, Timothy. Andrews Doenças "da pele: Clínica de Dermatologia . (Ed 10.). Saunders. ISBN 0-7216-2921-0 .
  3. ^ Kelsell DP, Norgett EE, Unsworth H, et al. (Maio de 2005). "Mutações em ABCA12 subjacentes à pele ictiose congénita grave harlequin doença" . Am. Hum J.. Genet. 76 (5):. 794-803 doi : 10.1086/429844 . PMC  1199369 . PMID  15756637. http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0002-9297(07)60726-5 . 
  4. ^ um b Alison Jones (09 de maio de 2008). "Nelly é uma menina de diamante real" . Birmingham Post . http://www.birminghampost.net/news/west-midlands-health-news/2008/05/09/nelly-is-a-real-diamond-girl-65233-20886612/. Retirado 2008/11/10 . 
  5. ^ JI Waring, MD, "Menção rápida de um Feto Arlequim in America", American Journal of Diseases of Children , vol. 43 No. 2, fevereiro 1932
  6. ^ "Harlequin Ictiose" . http://www.itv.com/Lifestyle/ThisMorning/Health/HarlequinIchthyosis/default.html. Retirado 2008/11/10 .  [ link morto ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário